INFORMAÇÕES SOBRE ADMISSÃO

O Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários (Pós-Lit) tem por objetivo formar pessoal qualificado para o exercício das atividades profissionais de ensino e pesquisa em estudos literários. A estrutura do Pós-Lit define-se a partir de dois níveis (Mestrado e Doutorado), cinco áreas de concentração (Literatura Brasileira, Literaturas Clássicas e Medievais, Literaturas de Língua Inglesa, Literaturas Modernas e Contemporâneas, Teoria da Literatura e Literatura Comparada) e seis linhas de pesquisa (Edição e recepção de textos literários, Literatura e Políticas do Contemporâneo, Literatura, História e Memória Cultural, Literatura, outras Artes e Mídias, Poéticas da Modernidade, Poéticas da Tradução).

ADMISSÃO - A admissão se faz para uma área de concentração e para uma linha de pesquisa específicas, até o limite de vagas disponíveis.

INÍCIO DO CURSO - No primeiro semestre letivo, de acordo com o calendário da UFMG. A duração mínima é de um ano para Mestrado e dois anos para Doutorado. Máxima: dois anos para Mestrado e quatro anos para Doutorado.

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

Mestrado: Literatura Brasileira , Literaturas Clássicas e Medievais, Literaturas de Língua Inglesa, Literaturas Modernas e Contemporâneas, Teoria da Literatura e Literatura Comparada

Doutorado: Literatura Brasileira, Literaturas Clássicas e Medievais, Literaturas de Língua Inglesa, Literaturas Modernas e Contemporâneas, Teoria da Literatura e Literatura Comparada

LINHAS DE PESQUISA

Edição e recepção de textos literários (ERTL) – Ementa: Estudo do texto literário e de sua recepção, do ponto de vista de sua gênese, da preparação de originais, edições, paratextos, comentários, críticas e interpretações.

Literatura e Políticas do Contemporâneo (LPC) – Ementa: Estudo da literatura em suas interseções com o pensamento e as culturas políticas contemporâneos.

Literatura, História e Memória Cultural (LHMC) – Ementa: Estudo das relações entre literatura, história e memória cultural, com o objetivo de investigar as articulações entre experiência vivida, ficção e organização social, bem como a constituição de acervos enquanto fontes primárias.

Literatura, outras Artes e Mídias (LAM) – Ementa: Estudo dos aspectos críticos e teóricos associados aos Estudos Interartes, compreendendo as relações entre a Literatura, outras artes e produções compostas em mídias variadas, em diferentes momentos históricos.

Poéticas da Modernidade (PM) – Ementa: Estudo das poéticas da Modernidade, do ponto de vista das teorias e das práticas literárias.

Poéticas da Tradução (PT) – Ementa: Estudos da tradução literária e de suas poéticas, do ponto de vista crítico, teórico e histórico, englobando a prática da tradução em suas diversas modalidades textuais.

PROCESSO SELETIVO

I – MESTRADO

Prova escrita específica da área de concentração escolhida pelo candidato no ato da inscrição, dentre as relacionadas no edital. O candidato deverá desenvolver texto argumentativo a partir do ponto sorteado do programa. A avaliação levará em conta os conhecimentos teóricos, a capacidade argumentativa e o bom desempenho linguístico. A duração da prova é de 4 horas.

II- DOUTORADO

Prova escrita específica da área de concentração escolhida pelo candidato no ato da inscrição, dentre as relacionadas no edital. O candidato deverá ser capaz de elaborar ensaio acadêmico a partir de uma questão sobre textos teórico-críticos ou textos literários fornecidos pela banca no momento do exame. A avaliação levará em conta os conhecimentos teóricos, a capacidade argumentativa e o bom desempenho linguístico. A duração da prova é de 4 horas. Não é indicada nenhuma bibliografia ou programa.

COMPROVANTE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

A comprovação da proficiência em língua estrangeira é exigida para os candidatos ao mestrado e ao doutorado e deve ser apresentada no ato da inscrição no processo seletivo. Para se inscrever a uma vaga no mestrado, o(a) candidato(a) deve comprovar proficiência em uma língua estrangeira; para o doutorado, em duas línguas estrangeiras. Serão aceitos os comprovantes listados no Edital de seleção.

*OBS.: demais informações serão divulgadas concomitantemente à publicação do edital de seleção.

Outros Programas