OS DOCUMENTOS DEVEM SER ENCAMINHADOS À SECRETARIA EXCLUSIVAMENTE VIA E-MAIL (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
 
1.Bolsas de estudo
. Solicitação de bolsa de estudo (pdf)
. Formulário de acompanhamento de aluno bolsista (pdf)
 
2.Coleta CAPES
. Informações de alunos sobre a defesa para Relatório CAPES (doc)
 
3.Credenciamento de professores
. Credenciamento para inclusão no programa de pós-graduação como professor colaborador (doc)
. Credenciamento para inclusão no programa de pós-graduação como professor permanente (doc)
. Credenciamento para orientação no doutorado (doc)
. Credenciamento de coorientador (pdf)
 
4.Defesas e exame de qualificação
. Autorização para defesa de dissertação/tese antes do prazo mínimo do curso (pdf)
. Autorização para a entrega de exemplar definitivo de dissertação/tese após a defesa (pdf)
 
5.Diploma
. Requerimento de expedição de diploma (Orientações)
. Procuração para retirada do diploma/certificado (doc) 
 
6.Estágio Docência na Graduação
. Plano para estágio de docência na graduação (doc) 
. Relatório final de estágio de docência na graduação (doc)
. Solicitação de dispensa de estágio de docência na graduação (pdf)
 
7.Expedição de documentos
     Comprovante de matrícula: sistema MinhaUFMG (necessários login e senha utilizados durante o curso) 
     Matrícula → Emitir comprovante → Período letivo → Pesquisar
 
     Histórico: sistema MinhaUFMG (necessários login e senha utilizados durante o curso) 
     Menu → Histórico escolar → Emitir Histórico escolar autenticável 
     Histórico com QRcode aos ex-alunos da Pós-Graduação: https://sistemas.ufmg.br/iaWeb.
 
     Outros documentos: Enviar a solicitação para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

8.Matrícula

. Requerimento de matrícula de aluno regular (pdf)
. Alteração de matrícula de aluno regular (pdf)
. Trancamento parcial de matrícula de aluno regular (pdf)
. Trancamento total (do semestre) de matrícula de aluno regular (pdf)
. Autorização condicional de matrícula em disciplina eletiva (pdf)
. Requerimento de matrícula em disciplina eletiva (DRCA pdf)
. Requerimento de matrícula em atividade acadêmica eletiva (DRCA pdf)
(alunos do Pós-Lit que desejam cursar disciplinas na Graduação)
. Requerimento de matrícula em disciplina isolada (Online)
 
9.Oferta de disciplinas e vagas
. Oferta de disciplinas
Oferta de vagas para exame de seleção (doc)
 
10.Orientação e linhas de pesquisa
. Requerimento de mudança de orientador (pdf)
. Requerimento de desligamento de orientação (pdf)
. Solicitação de mudança de linha de pesquisa (pdf)
 
11.Pós-Doutorado
. Requerimento de inscrição de residência pós-doutoral específico do Pós-Lit (pdf)
. Requerimento de registro Residência Pós-doutoral (DRCA pdf)
 
12.Projetos definitivos
Encaminhamento do projeto definitivo de dissertação/tese (pdf)

13.Prorrogação de prazos
. Requerimento de prorrogação de prazo para exame de qualificação/conclusão de curso (pdf)
 
14.Repositório Institucional
. Instruções e outras informações relativas ao autoarquivamento no RI
 
15.Revalidação e aproveitamento de créditos
. Revalidação e aproveitamento de créditos de disciplina eletiva/isolada cursada no Pós-Lit (pdf)
. Revalidação e aproveitamento de créditos cursados como aluno regular no Pós-Lit/UFMG (pdf)
. Revalidação e aproveitamento de créditos cursados em outros programas de Pós-Graduação (pdf)
 
16.Solicitações de auxílios financeiros
Atenção: A fim de viabilizar a compra de passagens terrestres e aéreas com preços adequados ao orçamento, as solicitações devem ser encaminhadas com a antecedência mínima de 03 meses para eventos nacionais e 06 meses para eventos internacionais.
. Solicitação de ALUNOS ao Pós-Lit de auxílio para participação em eventos com apresentação de trabalho e/ou realização de trabalho de campo (pdf)
. Solicitação de PROFESSORES CREDENCIADOS ao Pós-Lit de auxílio para participação em eventos com apresentação de trabalho e/ou realização de trabalho de campo (pdf)
. Solicitação à Câmara de Ensino da FALE para participação em eventos com apresentação de trabalho
. Auxílio financeiro para realização de eventos (pdf)
. Solicitação de auxílio para publicação de livro (pdf)